Pearl Harbor


    

Introdução
      A base militar da marinha americana de Pearl Harbor localizava-se no Oceana Pacífico, e era um ponto estratégico para os Estados Unidos, que até então não havia se posicionado diretamente na guerra, apesar de já estar se preparando para um possível conflito. O Japão, uma das grandes potências da época não possuía boas relações com o Estados Unidos, pois apresentavam planos que interfeririam em seu desenvolvimento territorial. 

O Ataque

          Na manhã do dia 7 de Dezembro de 1941, a Marinha Japonesa realizou a primeira ofensiva direta aos Estados Unidos. Foram, no total, 353 aviões japoneses e mais cinco submarinos, todos destinados ao ataque à base americana. Os Estados Unidos não previram o ataque, ficando então vulneráveis ne defesa.
       "A primeira vaga foi liderada por 186 torpedeiros-bombardeiros, aproveitando a surpresa da chegada para atacar os navios no porto, enquanto bombardeiros-de-mergulho destruíam as bases aéreas. O segundo grupamento, com 168 aviões, atacou o campo Bellows e a ilha Ford, uma base militar no meio de Pearl Harbor. Entre os navios, o afundamento mais trágico foi o do Arizona, que submergiu com 1106 marinheiros."
       Uma terceira vaga iria ocorrer, porém Negumo (imperador japonês) considerou a missão o suficiente e anunciou a retirada.
        Os primeiros tiros disparados e as primeiras mortes em Pearl Harbor ocorreram quando o “USS Ward” (contratorpedeiro da Marinha americana) atacou e afundou um mini submarino japonês. Existiam cinco mini submarinos com o objetivo de entrar no porto americano e destruir os navios dos EUA utilizando torpedos, porém,  nenhum dos submarinos conseguiu voltar a salvo e apenas quatro dos cinco foram encontrados desde o ataque. Dos dez marinheiros a bordo, nove morreram e o único sobrevivente, Kazuo Sakamaki, foi capturado, tornando-se o primeiro prisioneiro de guerra capturado pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.


Consequências
    Para os EUA foram 11 navios e 188 aviões totalmente destruídos, deixando 2403 militares e 68 civis mortos. Além disso, mais 159 aviões ficaram seriamente danificados e 1178 pessoas feridas. E para o Japão dos 441 aviões das duas vagas, 29 (nove na primeira e outros 20 na segunda vaga) foram abatidos durante a batalha, e outros 74 aviões foram danificados por fogo antiaéreo. Mais de 20 aviões que pousaram em segurança nos seus porta-aviões encontravam-se irreparáveis.

Foto retirada do google.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Memorial

    Atualmente existe um memorial no Havaí que fica exatamente onde o navio do USS Arizona foi afundado. Pode ser considerado também um cemitério para as 1.102 pessoas que foram mortas no bombardeio.

    O Memorial, chamado USS Arizona Memorial foi construído em 1962 e é similar à uma ponte, pois o navio naufragado está bem embaixo dela. Este memorial só é acessível através de uma balsa.

Foto retirada do google.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reportagem Globo Repórter (1991):


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fontes:
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/pearl-harbor-434686.shtml
http://www.infoescola.com/segunda-guerra/ataque-japones-a-pearl-harbor/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_a_Pearl_Harbor

Nenhum comentário:

Postar um comentário