
Na Alemanha surgiu o Nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão. Assim como este, na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes ilimitados.
Tanto a Itália quanto a Alemanha sofriam uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções visadas pelos governos desses países foi a industrialização, principalmente nas indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques, etc).
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Esses três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Os Países que compunham este, foram os que deram início ao conflito com suas doutrinas radicais. Os adversários identificavam o eixo a ser combatido como Roma-Berlim-Tóquio.
Contra os países do Eixo formaram-se os países Aliados. Estes representavam praticamente os mesmos que formaram a Tríplice Entente durante a Primeira Guerra Mundial. No comando dessa força de coalizão estavam os Estados Unidos (que entraram um pouco após o início da guerra), o Reino Unido e a União Soviética.
Os Estados Unidos que até então se mantinham neutros, entram na guerra após o Japão bombardear a base naval americana Pearl Harbor, no Havaí.
Neste blog, o assunto será voltado para uns dos acontecimentos mais importantes da Segunda Guerra, o bombardeio de Pearl Harbor e o famoso Dia D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário