terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dia D - Introdução


Desembarque em Normandia
        O Dia D (6 de Junho de 1944) foi o dia em que tropas dos Aliados desembarcaram em Normandia, na França. Esse dia foi importante para a vitória dos Aliados contra o Eixo e pode ser considerado um dos dias mais importantes da Segunda Guerra. 


(continuação na página "Dia D")


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pearl Harbor - Introdução

Ataque a Pearl Harbor
   A base marinha militar americana de Pearl Harbor localizava-se no Oceano Pacífico, e era um ponto estratégico para os Estados Unidos, que até então não havia se posicionado diretamente na guerra, apesar de já estar se preparando para um possível conflito. O Japão, uma das grandes potências da época, não possuía boas relações com os Estados Unidos, pois apresentavam planos que interfeririam no desenvolvimento territorial do Japão. 

(continuação na página "Pearl Harbor")

Introdução sobre a 2ª Guerra Mundial



   Um conflito de tamanha proporção não começa sem fortes causas ou motivos. Podemos dizer que muitos fatores ocasionaram seu início, na Europa. Um dos mais fortes motivos foi o surgimento de governos totalitários com objetivos militaristas e expansionistas.
   Na Alemanha surgiu o Nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão. Assim como este, na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes ilimitados.
   Tanto a Itália quanto a Alemanha sofriam uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções visadas pelos governos desses países foi a industrialização, principalmente nas indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques, etc).
   Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Esses três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Os Países que compunham este, foram os que deram início ao conflito com suas doutrinas radicais. Os adversários identificavam o eixo a ser combatido como Roma-Berlim-Tóquio.
   Contra os países do Eixo formaram-se os países Aliados. Estes representavam praticamente os mesmos que formaram a Tríplice Entente durante a Primeira Guerra Mundial. No comando dessa força de coalizão estavam os Estados Unidos (que entraram um pouco após o início da guerra), o Reino Unido e a União Soviética.
   Os Estados Unidos que até então se mantinham neutros, entram na guerra após o Japão bombardear a base naval americana Pearl Harbor, no Havaí.
   Neste blog, o assunto será voltado para uns dos acontecimentos mais importantes da Segunda Guerra, o bombardeio de Pearl Harbor e o famoso Dia D.